quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Akbar Delights e Moor

Finalmente uma parada para as comprinhas!!! Eeeee!
É o seguinte, Marrakech é cheia de coisas legais, porém não são fáceis de achar no meio de tanta "quinquilharia". Tem coisas lindas (tipo aquelas que você deve estar acostumado a ver na L' oeil) e outras estilo China "carregação"...
Bom, oque comprar então??? Nos mercados (souks) tem de tudo:
Em antiquários dá para encontrar móveis machetados, peças em madeira lindas, jóias bereberes (nômades que povoaram o Marrocos), porém essas são peças caras. Tinha um camelo (ou seria dromedário?) em prata que era o óóó!!! Até porta de madeira daquelas maravilhosas tem nessas lojas.
Bijoux bem legais, com um ar meio vintage, perfumeiros que são umas garrafinhas de vidro coloridas com um bico de prata - uma graça, mãos de Fátima ,vasos, pratos e outros itens em cerâmica, algumas com uma borda em prata, várias cores..., lanternas coloridas tipo luminárias - as mesmas que tem na L'oeil e no Gran Bazar em Istambul, babuchas - lembram dos babuches?? é parecido só que sem salto,é uma espécie de chinelo/babuch bicudo em couro ou tecido, especiarias, temperos, óleos como de argânia por exemplo, toalhas, jogos americanos e afins com bordado bereber em vermelho (cor de marrakech) ou azul (cor dos bereberes), roupas, kaftans, batas, túnicas etc..E é claro: tapetes - aquela coisa - você entra na loja, te oferecem chá e começam a abrir tapetes...na hora de sair, se você não leva nada, fica aquela situação chata, como se você fosse obrigado a comprar, alguém já passou por isso??
Agora a dica quente são as essas duas lojinhas: Akbar Delights e Moor.
As duas são dos mesmos donos, uns franceses bem antenados que tem lojas em Paris e Marrakech. Adoram o Brasil e mandam vááárias encomendas pra algumas pessoas aqui.
Tanto a Akbar Delights quanto a Moor tem roupas e coisas para casa. A diferença é que na Akbar as roupas (batas, kaftans, etc) e as almofadas, caixas, bolsas tipo carteira são super coloridas com pedras e bordados, um estilo mais glamuroso. Na Moor as coisas são mais beges, com ar "orgânico", linhos etc...As fotos abaixo são da Moor.
Akbar Delights
Place Bab Fteuh
Médina Marrakech
(fecha às segundas)
tel +212 (0) 71 66 13 07
Moor
7 rue des Anciens Marrakchis
tel +212 (0) 24 45 82 74
(fecha aos domingos e segundas de manhã)
Outras dicas são: a lojinha do hotel Amanjena e lojinha dos Jardins de Majorelle, que também têm coisas de bom gosto. Jardins de Majorelle?? Ops vou fazer um post!!



2 comentários:

  1. Paulete, que vontade de conhecer tudo isso! Dá pra escrever um livro! Qdo vc esteve lá? bjo, Júnia

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe o blog algum dia não vira livro!!!
    Então estive em abril deste ano, logo mais vou postar vários outros lugares. O blog vai pro Peru daqui uns meses, e em grande estilo, aguarde!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!