quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Artesãos indianos

Agora que já mostrei os posts da Taj Mahal e da caixinha de jóias, gostaria de falar dos artesãos indianos que fazem a incrustação das pedras semi preciosas no mármore, técnica fiorentina importada pelo Imperador Jahangir e desenvolvida em Agra chamada de pachikari.
Dizem que quando o Taj foi construído, alguns artesãos foram cegados ou tiveram as mãos amputadas para que nada parecido fosse feito...Lenda ou realidade, essas pessoas realmente tinham o dom! Hoje é possível comprar alguns objetos de mármore incrustados de pedras semi, e o highlight pra mim são os tampos de mesas, são a coisa mais linda!!!
Eles tem catálogos com os padrões de desenhos usados no Taj e recriam esses padrões do século 17 em peças contemporâneas.
Claro que são caras e têm que ser despachadas para o Brasil, mas conheço uma pessoa que fez isso e deu certo, chegou tudo bem. E esses tampos eu nunca vi por aqui...lindos! No Oberoi Amarvilas tinha umas mesinhas laterais com este tipo de tampo, pena que não tirei nenhuma foto - sorry essa foi uma mancada....mas a 4 anos atrás eu não sabia que teria um blog....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!