sábado, 12 de setembro de 2009

Jantar indiano

Gente, sei que o blog andou meio preguiçoso, mas é que foi um final de semana corrido, com final da novela, festa etc..Mas hoje retomei e vou enviar uma delícia para vcs!
No começo eu odiei a comida indiana, mas depois me acostumei tanto que cheguei no Brasil e senti falta de uma pimentinha na comida!!
A culinária indiana é rica demais, eles usam muitos legumes, frutas, temperos, especiarias, grãos etc..
O pão chamado naan é uma delícia, e alivia bem na hora da pimenta, junto com o iogurte que também serve pra dar aquela refrescada.
Um prato típico indiano é o thali (foto), com diversas pequenas porções com uma variedade enorme de sabores, texturas e cores - quase todas bem picantes!
O thali pode ser vegetariano, mas também pode conter carne, frango ou peixe além da lentilha, do pão, do arroz, do chutney e do iogurte.
O chutney é um complemento que dá um toque doce na refeição picante.
Os indianos comem muitas lentilhas de diversos tipos pois são uma ótima fonte de proteínas.
Listinha de alguns temperos que são usados na culinária indiana: açafrão, cardamomo, canela, coentro, cravo, cominho em sementes, cúrcuma, erva-doce, gengibre, gergilim, louro, sementes de mostarda, noz-moscada, hortelã, pimeta-do-reino, pimenta caiena, semente de papoula etc.

4 comentários:

  1. Hmmm eu gosto muito de comida indiana.
    Gosto de tandoori chicken, o molho de iogurte com pepinos e o preferido paozinho naan. Obvio que nem deve ser original, deve ser adaptado para o gosto americano, mas yummy.

    Finalmente descobri com postar aqui - duh.

    ResponderExcluir
  2. AÍ DEVE SER MELHOR MESMO PARA OS LEIGOS COMO NÓS, PQUE NA ÍNDIA É TUDO SUPER SPICY, ÀS VEZES NEM DÁ PRA COMER, SUA BOCA FICA ANESTESIADA, MAS DEPOIS VC ACABA GOSTANDO DA PIMENTINHA E ATÉ SENTE FALTA!!!

    ResponderExcluir
  3. Paulete, vc provou lá o Lassi? Eu conheci lá e aprendia a tomar (faço quase todo dia aqui). Já gostava de comida indiana e lá aprendi mil receitinhas (faço meu próprio curry :)). Experimente fazer em casa Aloo Bajhis (bolinhos de batata ralada fritos com coentro e pimenta verde).
    Amo o butter e o garlic naan também. Uma história engraçada da Índia, foi na viagem de trem de Delhi para Haridwar. Eles serviram o jantar e estava eu lá comendo o meu daal quando, por distração, vi um negócio verde e falei: ah que delícia! Amo vagem...
    Era uma pimenta!!! Kkkkkkkk Mordi com toda vontade e dei aquela primeira mastigada. Moral do história: boca inchada, língua dormente, meus amigos rindo e muitas indianas ao meu redor me dando iogurte para ajudar a aliviar!!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provei e achei gostoso!! queria ir num indiano um dia desses aqui, pra relembrar um pouco a viagem, mas nunca me lembro de marcar...

      Excluir

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!