quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Paixão Índia




Leitura imperdível para quem for para Índia: o livro Paixão Índia de Javier Moro.
Eu li quando voltei, pois até então ainda não era apaixonada pela Índia, aliás fui para lá de última hora sem programar e deu no que deu -paixonite indiana!
O livro conta a história de um marajá indiano que foi ao casamento do rei Afonso XIII da Espanha (provavelmente se hospedou no atual Ritz Madri que foi construído para o casamento - que emoção, me hospedei lá!!) conheceu e se apaixonou por uma espanhola chamada Anita Delgado, de 16 anos de idade vinda de uma família humilde e que trabalhava e como dançarina. O pequeno reino do marajá Jagatjit Singh se chamava Kapurthala, ficava no Punjab e tentava ser um pedaço da Europa na Índia.
Nessa época os marajás eram conhecidos por suas extravagâncias como caçar tigres (vamos ter um post logo logo!) e ter várias esposas. O rajá de Kapurthala tentava trazer as inovações da Europa para seu reino e assim depois de manter Anita com uma tutora em Paris para que aprendesse francês, equitação, tênis, piano e boas maneiras, trouxe-a para Índia para ser sua esposa e maharani. O livro é baseado numa história real e teve os direitos para o cinema comprados pela atriz espanhola Penélope Cruz.
A jóia da foto é umas das oito jóias que foram leiloadas em 12 de dezembro de 2007 pela Christie's de Londres e pertenceram a Anita Delgado.
Vale a pena ler, principalmente se você é daqueles que imaginam a Índia das jóias, tigres, marajás e histórias românticas!

Um comentário:

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!