terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dicas para chegada em Cusco


Cusco a cidade que foi capital do Império Inca é uma cidade cheia de coisas para ver e fazer, mas aqui vou deixar umas dicas muito importantes antes que você chegue e saia correndo...
Cusco está a 3400 metros acima do mar. O ar é mais rarefeito lá. Algumas pessoas podem se sentir mal e este infelizmente foi meu caso.
Ao chegar em Cusco o ideal é ir para o hotel e deitar por algumas horas, ver tv, dormir, enfim relaxar para poder se acostumar com a altitude. E muito importante: não se empanturrar de comida, pois a digestão consome oxigênio que compete com as funções respiratórias!!
Eu cheguei, carreguei minha mala de mão e desci para almoçar. Comi entrada, prato e já ia pedir sobremesa, quando comecei a sentir a cabeça pesada... Fui para meu quarto e me deitei. Já estava com dor de cabeça e tontura....Deu meia hora e mesmo me sentindo mal sai para conhecer a catedral com o pessoal que estava comigo. Acho que de cada 20 pessoas umas quatro podem sofrer com a altitude..e nunca achei que ia ser eu!!
Ao voltar da catedral subi uma ladeira até meu hotel, e meu coração disparou..Gente eu não sou sedentária, faço ginástica no mínimo 3 vezes por semana e quando dá eu ainda faço deep running mais 2...
Quando cheguei tomei um banho e um Tylenol DC, pois a cabeça já estava doendo. Comecei a piorar, parecia que tinha alguém sentado em cima do meu pulmão...Pedi o oxigênio na recepção do hotel.
O oxigênio não adiantou em nada, e comecei a ter enjôos...Foi então que minha mamasita chamou o médico...Resultado: 2 injeções, uma de analgésico e uma de diurético....e 150 dólares em despesas médicas + farmácia, mas pelo menos amanheci bem melhor!! Não dá pra brincar em Cuzco... No primeiro dia álcool nem pensar!!
O médico disse que as tais pílulas para o mal de altitude (sorojchi pills) de nada iriam adiantar no meu caso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!