quinta-feira, 29 de abril de 2010

Odessa, Ucrânia

salão onde vimos o concerto de violinos

na rua muitas pessoas tocando música clássica
Mozart Cafe

tirei uma fotinho desse neném na rua, não é muito fofo?

museu arqueológico

fachada da ópera

estátua do duque de Richelieu


Dando seqüência à Saga "Mar Negro no Silver Wind" agora parte IV, chegamos em Odessa na Ucrânia. A cidade me surpreendeu, pois é muito muito bonita.... foi fundada em 1794, com a anexação de territórios turcos pela Rússia, porém foi nos primórdios uma colônia greco-romana chamada Odessos na Trácia.
Tem ares franceses e ruas arborizadas graças ao governador que era francês, o Duque de Richelieu. Ele foi nomeado governador de Odessa, após ter ajudado o exército de Catarina II contra os turcos e é considerado um dos fundadores da cidade. Fizemos pela manhã um passeio muito bonito, passamos pela escadaria de Potekmin, Ópera, museu arqueológico, museu de belas artes e terminamos num concerto de violinos! Deu para perceber que após anos fechada para o mundo e sem manutenção a cidade está meio deteriorada, porém dá para perceber que nos seus áureos tempos devia ser maravilhosa. Foi construída para ser a São Petersburgo do Mar Negro....

Depois do almoço fizemos um passeio que visitava algumas das antigas casas da aristocracia (uma delas ainda com móveis da época, muito bonita)...Adorei a cidade e espero que ocorram as devidas restaurações e manutenções para que retome o brilho de sua época mais próspera!

2 comentários:

  1. Adorei seu blog, tudo muito bem elaborado. Gostaria que se fosse possivel obter informação de como chegar a Odessa na Ucrania.
    Estou oito meses na europa, todavia conheço poucos países. Possuo passaporte esloveno e estive nesse pequenino país cinco meses, conheci a cidade onde nasceram meus antepassados no sec XIX.
    Faz tres meses estou na Alemanha trabalhando e fazendo muito esforço para poder me considerar morador do país.
    Na verdade acho que voce pode me auxiliar quanto a Odessa na Ucrania. Como é o país e especiicamente a cidade de Odessa. O povo é hospitaleiro com o estrangeiro ? o país possue atrativos turisticos ? Conheci uma pessoa da Ucrania virtualmente e gostaria de visita-la. como faço para viajar pagando pouco de trem do sul da Alemanha, para Odessa? Ha trens para la? Quanto tempo demora o percurso? Quanto devo gastar saindo da Alemanha destino Ucrania.
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não sei te dizer, pois fui para lá de navio e na época foi pedido um visto de entrada que tirei aqui no Brasil e para esse também uma garantia de 300 euros por dia (um numero de cartão de crédito)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!