quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Nikko

Saímos logo cedo para estação de trem de Asakusa em Tóquio para irmos até Nikko que fica a uns 150km ao norte. Nikko é um destino muito popular para os japoneses (eles fazem muito turismo interno) pois é lá que fica o mausoléu de Tokugawa o fundador do sistema de shogunato e primeiro shogun.

Os jardins japoneses são muito bonitos e passam muita tranquilidade, geralmente têm um laguinho com carpas.
Participamos de uma cerimônia na qual fizeram uma benção para nós e recebemos uns amuletos para proteger a nossa casa no final. Não me perguntem pois não entendi muito, apenas fiz o que me mandaram, ajoelhei, abaixei a cabeça e bati uma palma.
A maioria dos japoneses segue ambos budismo e xintoísmo. Segundo a explicação da minha guia o xíntoismo está mais relacionado aos eventos desta vida e as cerimônias como casamento e "batismo" são realizadas no templo xintoísta e os eventos relacionados com a morte ou "outra vida" como funerais são realizados nos templos budistas.



Essas duas estátuas acima estão sempre no portal de entrada dos templos budistas. A com a boca aberta dizendo "ahhh" representa o nascimento ou o começo e faz este som para afastar os maus espíritos. Este som representa também o som da primeira letra do alfabeto japonês. A com a boca fechada dizendo "un ou um ou om" representa a morte ou fim e está assim para manter os espíritos bons em torno. O som "un" representa a última letra do alfabeto japonês. Tchans, adorei!
Aqui os famosos três macaquinhos sábios: (não escuto o mal, não falo mal e não vejo o mal)

Nas fotos acima dá para ver a multidão que estava visitando os templos. Muitas excursões de escolares. Estava tendo uma exposição de bonsais, um mais lindo que o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!