terça-feira, 26 de outubro de 2010

Restaurante Tofu-ya Ukai em Tokyo

Todo mundo me pergunta se a comida do Japão era boa, se era como "o japonês daqui". Vou responder então: sim e não!!
É que lá tem vários tipos de restaurantes, se você quer comer sushi, vai no sushi bar ou naquelas esteiras que são mais populares, porém muito gostosas. Se você quer tempura, vai no restaurante de tempura, se quer tepan vai no de tepan e assim por diante...não é como aqui que no restaurante japonês tem "tudo"...
Lá tem também os restaurantes de menu kaiseki, que são a versão mais refinada da cozinha japonesa, onde são servidas várias pequenas porções de coisas diferentes, geralmente são as iguarias deles com apresentação magnífica.
Eles dão muita atenção para a parte visual , as louças e tal, porém a comida em si é muito diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil, posso dizer que muitas vezes não gostei - isso tem a ver com paladar adquirido tal, tal. Então fomos almoçar num restaurante de menu kaiseki em Tóquio que era especializado em tofu, o Tofu-ya Ukai do grupo de restaurantes Ukai. Tofu não é nem de longe a minha preferência, mas como era kaiseki, tinha também outros pratos.
Valeu pois o restaurante era lindo, nem parecia que você estava numa metrópole louca, pois o ambiente era bem zen, com tatames, jardins e carpas, maravilha! As funcionárias nos receberam na porta e nos encaminharam para nossa sala privada vestidas em quimonos. Para entrar tiramos os sapatos. Uma dica boa é ir na hora do almoço, pois o preço é quase metade do jantar e os restaurantes de menu kaiseki costumam ser bem caros. O restaurante era muito grande, parece que para 500 pessoas, só que muito agradável, pois tinha muitas salas separadas. Apesar de ser enorme as reservas são imprescindíveis, pois este restaurante saiu muito na mídia como sendo muito bom.


Pedi essa cerveja Asahi, pois as outras duas que estavam no menu (Sapporo e Kirin) eu já tinha tomado aqui no Brasil.
Esse saquê era uma maravilha, super leve e geladinho! Fora a apresentação que era assim no bambu, muito bonita! Pena não ter pego o nome...
Aqui começa a seqüência do nosso almoço com esse tofu que é caseiro feito lá mesmo, parecia um polenguinho...Não tirei foto de todos os pratos, faltou tirar de alguns ... que pena!
Depois veio esse outro tofu frito com molho miso e pickles japoneses nessa caixinha de laca preta com vermelho. Esse eu gostei bastante!
Um sashimi, esse sim é igual ao nosso, apesar que era bem pequenininho!!
Esse aqui eu não gostei não, odeio "coisa boiando", acho que era um peixe - já adianto que várias vezes no Japão comi coisas que não tinha a menor idéia do que eram! Faltou também a foto do tofu "boiando" num líquido meio leitoso que eu achei horrível...
Esse aqui tinha camarão e raíz de flor de lótus. No vasinho tinha beringela grelhada com tofu.

Essa caixinha de madeira vinha com arroz e cogumelos, não sei se é normal mas acho que o arroz sempre vinha no final...o potinho preto de laca tinha uma sopinha missoshiro.

E por último a sobremesa: purê de batata doce - aqui eles a-mam uns doces que agente não está muito acostumado, doce de feijão tem sempre em todo lugar, tem uns lindos coloridos com formatos diferentes para vender nos supermercados e docerias. Eu não sou muito fã..sou mais um chocolatino...rsrsrs. Falando em chocolatinho, em Tóquio tem várias das casas de patisseria francesas, tipo Ladurée e Paul Hévin, mais para frente vou mostrar umas delicias aqui no blog.
Não deixem de entrar no link do restaurante que coloquei lá em cima para ver mais fotos do lugar que era lindo, pois eu não consegui captar muitas imagens do jardim porque estava chovendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!