segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Jantar com as gueishas

Fomos jantar no restaurante Tempura Yoshikawa que fica dentro de um Ryokan Yoshikawa em Kyoto. Dizem que o Paul McCartney já se hospedou lá. Foi a nossa última noite nesta viagem ao Japão e fechamos "com chave de ouro" com um jantar estilo kaiseki com ênfase nos tempuras e com a compania das famosas gueixas. São nas casas de chá (oshayas) em Kyoto, principalmente nos bairros de Gion e Pontocho onde elas se apresentam. Não faz muito tempo atrás essas casas recebiam apenas pessoas conhecidas, ou apresentadas, já que a conta do jantar ou chá era paga mensalmente, ou seja era um negócio de confiança. Com a crise e tal, hoje em dia algumas empresas, bem como agências de turismo fazem o papel do intermediário para pagar o jantar e o entretenimento (que é bem caro por sinal) dos turistas.
Lá em Kyoto a palavra gueixa é um tanto pejorativa - graças a má fama trazida pelas onsen gueishas que oferecem mais sexo que artes clássicas japonesas. Lá elas são chamadas de geiko e as mais novas que são as aprendizes são chamadas de maiko. Elas são treinadas para entreter, e fazem da hospitalidade uma verdadeira arte. Aprendem dança e música japonesas, bem como sabem conversar de diversos assuntos e também fazem jogos como vocês podem ver abaixo, meu marido se matou de tanto rir ao jogar com uma delas....A mais velha (geiko) sabia até dançar samba e falava um pouco de espanhol e já tinha vindo ao Brasil para ver as Cataratas do Iguaçu (que eu também já mostrei aqui no blog).





Geralmente as mais velhas tocam shamisen, esse instrumento de três cordas que vocês podem ver na foto acima. Abaixo alguns dos primeiros pratos do menu kaiseki que nos foi oferecido. No final vieram os tempuras de legumes e camarão.


Abaixo os jardins que ficavam em torno da sala onde jantamos, um verdadeiro oásis na cidade. Para entrar no Ryokan como sempre precisamos tirar nossos sapatos por causa do tatame.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!