quinta-feira, 23 de junho de 2011

Arquitetura em Bilbao

Bilbao é a cidade que todos arquitetos devem conhecer um dia. O projeto de reurbanização de Bilbao que retirou o porto do Rio Bilbao trouxe prédios grandiosos e icônicos como o Museu Guggenheim projetado por Frank Gehry e mais uma chuva de outros prédios projetados por arquitetos mundialmente famosos. Isso mesmo, a biblioteca da Universidade Deusto por Rafael Moneo, o auditório da Universidade Pública Basca por Álvaro Siza, a torre Iberdrola por Cesar Pelli que também trabalhou em cojunto com a urbanista Diana Balmori e o arquiteto Eugenio Aguinaga no novo plano urbano do distrito de Abandoibarra, onde ficam estes edifícios citados. Abaixo o Euskauduna Conference Centre and Concert Hall dos arquitetos Federico Soriano e Dolores Palacios.
Abaixo o Shopping Center Zubiarte do americano Robert Stern e logo ao lado à direita o hotel projetado pelo mexicano Ricardo Legorreta.

Abaixo a Iberdrola Tower projetada por Cesar Pelli, o mesmo arquiteto que projetou as Petronas Towers na Malásia.
Aqui dá para ver uma das saídas do metrô, do outro lado da praça, metrô projetado pelo escritório de Sir Norman Foster.




Abaixo a Ponte Vizcaya projetada por Alberto Palacio, um discípulo de Gustave Eiffel. A ponte é muito interessante pois os carros entram nessa gôndola que atravessa pendurada por cabos de aço.


Tem também ponte+aeroporto por Santiago Calatrava, museu por Arata Isozaki, centro cultural e de lazer por Philippe Starck e ainda projetos em andamento por Richard Rogers e Zaha Hadid. Quer mais?? entra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!