quarta-feira, 22 de junho de 2011

Restaurante Akelarre

Como já contei aqui no blog, San Sebastian é a meca da gastronomia. Aproveitando essa fama da cidade, fui conhecer mais um de seus restaurantes mais reconhecidos, o Akelarre do chef Pedro Subijana. Para começar o restaurante fica em um lugar lindo, bem no alto do monte Igueldo com uma vista maravilhosa para o mar. Chegamos e ainda estava claro (esta primeira foto foi tirada na saída), e o restaurante não tão cheio, mas logo lotou por completo. Escolhi meus pratos separadamente, mas uma amiga pediu um dos dois menus de degustação e estava com mais duas pessoas que também pediram os pratos separadamente, então tive a oportunidade de ver e até provar muitos pratos da casa. Confiram:




O jantar foi uma seqüência de surpresas, a começar pelo couvert que foi esse prato abaixo, que mais parecia minha bandeja de cosméticos e cremes de tratamento para pele manipulados. A torradinha era para o primeiro vidro que era um tipo de patê ou creme de cebola. O do meio era um creme de queijo e na ponta esse vidro que parecia um xarope era uma cava com um tipo de groselha...No meio não me lembro ao certo, mas acho que era um camarão desidratado com gosto de "Ebicen", haha!

Agora aqui vou colocar as fotos de alguns pratos que pedimos para vocês terem uma idéia do que era, tudo "diferente". Abaixo os camarões no fogo sendo preparados.


Jamón Ibérico de Bellota "Joselito Gran Reserva" (5 anos). Depois que o garçom deu um toque com a colher o presunto quebrou e descobrimos um pão em baixo....

Carpaccio de Pasta, Piquillo e Ibérico con Setas y Parmesano - essa entrada era a minha, um carpaccio que não era carpaccio e sim uma massa...

Esse prato acima eu não me lembro o que era....mas esse negócio parece mandiopã!

Buey en patatas de cobre e pure de lentejas - essa folha de cobre era na verdade uma batata e o molho era jogado em cima daquele pedaço à direita que era espuma de manteiga que derretia...achei bem pesado e gorduroso, porém gostoso.

Salmonete integral com fusili de salsa...esse fusili parecia esses elásticos de cabelo que lembram os fios de telefone...

Cordeiro na brasa com los posos del vino

Acima o chef Pedro Subijana que veio nos cumprimentar.

A minha sobremesa: chocolate ao cubo com plátano e pistachos. Estava deliciosa, principalmente os pistaches, mas era muito grande, ainda mais depois de comer tanto...ficou meio enjoativa.

Sobremesa sem açucar foi feita na hora após nossa solicitação.

Xaxu con helado espumoso de coco
e por fim a torta de maçã que nem parece uma torta e sim um papel escrito!!

Outras opções gastronômicas top em San Sebastian e arredores são

Arzak - preferido que já mostrei aqui no blog
Martin Berasategui
Mugaritz
Elkano - o peixe queridinho dos chefs, já mostrei aqui no blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!