sábado, 9 de julho de 2011

Albergue de Peregrinos

Às vezes fico pensando se eu teria pique e coragem de fazer o Caminho de Santiago...vontade eu tenho, pois não só desta vez mas também em outra viagem anos atrás quando cruzamos os Pirineus eu vi várias pessoas no trajeto e achei muito legal a força de vontade delas. Conheço uma Sra muito animada e simpática que já fez 2 vezes, sendo que a primeira com 58 anos, sozinha e sem fazer um preparo. Ela disse que foi como voltar a adolecência! Foi nesse albergue para peregrinos que ela se alojou quando passou por Santo Domingo de La Calzada. Ele é bem ajeitado para um albergue.
Abaixo a fachada recentemente renovada com a concha de vieira é um dos símbolos de Santiago. Dizem que o corpo perdido de Santiago foi com as correntes pelo mar até uma praia da Península Ibérica e chegou intacto e coberto por conchas de vieira. Dizem também que esta era usada como amuleto na Idade Média e que seu formato permitia à alguns peregrinos beber àgua e receber punhados de comida, já alguns deles haviam feito voto de pobreza.

Li também essa outra explicação muito interessante que tirei daqui.:"A concha e o coração eram hieróglifos dos mais utilizados pelos antigos construtores. Esses dois símbolos podem ser vistos em vários locais da Galícia, sempre juntos ou dispostos simetricamente nas partes centrais das janelas, das portas ou de suas argolas.A concha, do tipo “vieira”, é o símbolo dos peregrinos de Santiago de Compostela e pode estar nos chapéus, pendurada nos pescoços ou presa no peito, mas sempre em evidência.A Igreja Católica absorveu esse simbolismo e, em muitas igrejas, ainda existem conchas contendo água benta. Elas também trazem a idéia de purificação e renascimento. Segundo a lenda, no século 8, o bispo galego Teodomiro foi avisado por pastores de claridades intensas e chuvas de estrelas à noite, sobre o monte onde descobriram os restos mortais de São Tiago. O local passou a ser chamado de “campo de estrela” (compos stella ou campus stela), que originou Compostela.A Igreja criou o mito de Compostela e a peregrinação tornou-se “uma caminhada para a estrela”. A rota a seguir era a da “Via Láctea”, que se encontra no final com a constelação do Cão Maior.No simbolismo secreto, a concha significa o princípio Mercúrio, a água benta dos alquimistas. É usada misticamente por todos os que empreendem o trabalho e procuram obter a estrela (compos/stella). Para os alquimistas, Mercúrio também é chamado peregrino ou viajante.O significado simbólico da concha também abrange a espiral, outro emblema da vida universal, pois está associada aos locais sagrados de Lug e é encontrada nos petróglifos neolíticos."
Bom, voltando ao assunto principal da postagem,  aqui logo na entrada do albergue o pessoal deixa suas botinas, cajados (tem os de madeira e alguns bem modernos..) e algumas bikes - sim tem muita gente que faz o trajeto de bike.
No fundo o pessoal lavando a roupa e mais lá pra trás tem uma mesa onde eles comem e tem também um galinheiro....acho que não é mera coincidência com o milagre das galinhas...

5 comentários:

  1. GOSTARIA DE TER CORAGEM DE FAZER ALGO ASSIM. ADMIRO QUEM TEM CORAGEM DE FAZER O CAMINHO.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz a parte final do caminho (somente 160Km) mas foi uma experiencia incrivel! Mas acho bom fazer uma preparaçao antes, e o principal, cuidar dos pés. Tive 13 bolhas, cairam 3 unhas... mas a pesar de tudo voltaria, dessa vez gostaria de fazer a parte dos Pirineos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu tenho vontade!! Só não tenho coragem! Bem que eu entrei numa farmácia e vi que a maioria dos produtos à venda eram para os pés!!! Compeed é muito bom, pena que não vende aqui.

      Excluir
    2. Depois que enviei o comentario pensei, que maneira de animar alguém a fazer o caminho! hahaha Realmente Compeed é muito bom, mas só para quando você vai colocar um sapato que raspa atras, porque pelo menos para mim, foi um pesadelo! Coloquei o bendito Compeed, pra que! Falaram que era muito bom... mas só incomodava e é muito ruim para tirar... en fim, que se você se anima a fazer o caminho, dica de quem sofreu com isso, nao use Compeed! Agora no dia a dia é muito bom sim ;)
      Descubri faz pouco tempo o blog e estou adorando! :)
      Um abraço!
      Carol.

      Excluir

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!