segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Zadar

Zadar foi ocupada inicialmente desde o século IX pelos ilírios, mas foram os romanos e bizantinos que desenvolveram a cidade que foi a capital bizantina da costa dálmata. Suas defesas naturais - Zadar fica localizada numa península estreita com 3 frentes para água - foram aumentadas com a construção das muralhas no século XVI pelos venezianos para se defender dos turcos, entretanto o pior ataque que a cidade sofreu veio pelo ar durante a segunda guerra quando três quartos dos edifícios foram destruídos. Para piorar a siruação no inverno 1991 foram destruídas a catedral e algumas casas pelo exército nacional. Hoje tudo voltou ao normal e aqui estamos para conhecer esta cidadezinha cheia de história do Mar Adriático.
Zadar tem muitas igrejas: Sveti Donat, Catedral de  Santa Anastácia, Santa Maria, São Simeão, dessas a mais bonita é a primeira. Tem também o Museu de Arte Sacra, Museu Arqueológico, o Museu Nacional.
A chegada do navio
Abaixo a praça principal de Zadar, constúída entre os séculos I e III, formava o Fórum romano.
Abaixo a Igreja de São Donato, em arquitetura bizantina da Dalmácia. Na sua construção foram usados fragmentos do Fórum romano. Hoje não funciona mais como igreja, mas sim como sala de concertos devido à sua ótima acústica.
Do lado oposto à Igreja fomos visitar o Museu de Arte Sacra, que tinha muitas relíquias. A peça mais importante era um fragmento da cruz de Jesus Cristo. Alguns quadros também. A cidadezinha é pequena e estávamos com muito calor, só que não tive coragem de cair na água, pois ainda estava muito fria...Acho que aqui o legal era alugar um barquinho e ir para uma das ilhas do arquipélago de Zadar ( Dugi Otok, Ugljan, Pasman, Molat, Premuda, Olib, etc..) com suas águas transparentes para mergulhar, pescar etc...
Abaixo essa escultura que é uma das coisas que vi em Zadar que mais gostei. Logo na saída do navio esse círculo que  transforma energia solar em luz.


A outra coisa que eu queria muito mostrar aqui no blog foram esses degraus, que não são degraus comuns e sim um orgão tocado pelo mar. Conforme as ondas batem vai saindo o som, é d+!!!! Eu amei!!! Foi aqui que Alfred Hitchcock disse "esse deve ser o pôr-do-sol mais bonito do mundo" - tomando seu Maraschino.

 Minha amiga corajosa entrou na água geladaaaa.. eu só coloquei meu pé e desisti....brrrr

4 comentários:

  1. Olá!!

    Gostei de saber mais sobre a cidade de Zadar, estou indo pra Croácia semana que vem e estou vendo algumas cidades perto de Split para passear. Estou pensando em ir pra Zadar.

    Sabe me dizer alguma coisa sobre o transporte de onibus ou trem na região?

    ResponderExcluir
  2. Aproveite e vá para Hvar tbém, eu não fui, mas queria muito ter ido, quem sabe no futuro, né?!! Quanto ao transporte não sei te dizer, pois fui para lá de navio!

    ResponderExcluir
  3. Croácia é tudo de bom,os meus sogros morar no um ilha perto de Zadar

    ResponderExcluir
  4. You've made some really good points there. I looked on the web for more information about the issue and found most people will go along with your views on this website.
    Here is my website ... http://bricosaure.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!