sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Guimarães: o berço da Nação Portuguesa

Do Porto fomos até Guimarães que fica mais ou menos à 50km.
Chegando lá fomos conhecer o Paço dos Duques de Bragança, onde viveram o Conde D.Henrique e D.Teresa e onde teria nascido D. Afonso Henriques.
Depois fomos andar um pouco pelas ruas da cidade.
Vimos alguns dos cinco oratórios representando as estações da via sacra que estão espalhados pela cidade. (foto acima). Foram construídos em 1727 e eram em maior número, mas ao longo dos anos foram sumindo.
Abaixo o edifício que foi um dos mais ricos conventos de Guimarães, instituído no séc. XVI conhecido como Convento de Santa Clara . Sua fachada barroca, tem ao centro a escultura de Santa Clara. Hoje neste edifício está instalada a Câmara Municipal de Guimarães
Abaixo a rua que foi uma da primeiras ruas abertas em Guimarães. Fazia ligação entre o convento fundado por Mumadona e o Castelo.

Abaixo a Casa do Arco, fica sobre a rua.
Dizem que uma imagem da Virgem Santa Maria foi trazida para Guimarães por São Tiago e foi colocada num templo neste largo da foto abaixo que hoje leva o nome do santo.
Conserva-se com um ar medieval até hoje.

Não deixe de conferir os bordados de Guimarães, outra maravilha portuguesa. Para ver a loja online entre aqui. Loja - Rua da Rainha 140, fone 25 341-8545.

3 comentários:

  1. Uau! Eu já tenho família Portuguesa (De Moura Barbosa), e depois que casei, "peguei" o Guimarães do meu marido! Preciso conhecer esse lugar não acha? abraços,

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!