sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A pequena Sereia

Uma das mais importantes atrações turísticas da cidade. Nada de mais, mas como todo mundo vai até lá, eu fui também. Cheguei lá, mal dava para ver, milhões de excursões chegaram na mesma hora, vários ônibus e muita gente, mas consegui minha foto! :)
 A estátua  de 1913 foi um presente para a cidade doado pela cervejaria Carl Jacobsen. É feita de bronze, é de 125 cm de altura e pesa 175 kg. 
A história da Pequena Sereia  do conto de fadas do escritor Hans Christian Andersen é sobre a sereia infeliz que queria vir para terra - e com final bem triste, diferente do desenho da Disney. A estátua foi inspirada pela bailarina Ellen Price, que em 1909 dançou o papel principal do balé "A Pequena Sereia" no Teatro Real. Como a bailarina não quis pousar nua para o escultor, apenas o rosto da estátua foi modelado de acordo com o dela, enquanto o corpo foi modelado de acordo com o da esposa do escultor. 
A sereia foi várias vezes vítima de vandalismo. Por duas vezes ela perdeu a cabeça, uma vez teve braço serrado e várias vezes pichada. Mas toda vez ela é resgatada e restaurada, de modo a ficar em seu lugar dando  boas vindas à quem chega em Copenhagen.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!