sábado, 6 de outubro de 2012

Hellesylt - Geiranger parte 1

Hoje vou mostrar a primeira parte do passeio que fizemos de Hellesylt até Geiranger, sem dúvidas o passeio mais bonito pelos fiordes da viagem. Geiranger é também o ponto mais visitado dos fiordes no verão (pque no inverno ninguém fica por lá, fica tudo congelado). Logo abaixo o pequeno vilarejo e antigo porto viking de Hellesylt, no pé do fiorde chamado Sunnylvsfjorden que tem 25km.
Aqui, glaciares formam cascatas com grandes fluxos, os penhascos de granito fazem descer às águas calmas do fiorde.

Hellesylt vive sob ameaça constante da montanha Åkerneset, que está prestes a corroer sobre o fiorde de  Sunnylvsfjord. Um colapso poderia causar um tsunami destruindo a maior parte do centro de Hellesylt....ufa ainda bem que já conheci!


A pedra redonda na foto abaixo era utilizada em festas de casamento para assegurar os convidados que a noiva não estava grávida. Ela era obrigada a passar através do orifício para verificação?!

Abaixo o lago Hornindals que ocupa a calha de um vale glaciar, longo e estreito tem um comprimento de cerca de 25 km e uma largura máxima de 5 km. A área total do lago é de aproximadamente 50 quilômetros quadrados. Um dos mais límpidos lagos na Escandinávia, Hornindals tem uma profundidade máxima de 500 m, e é o mais profundo lago na Europa. Fizemos uma parada técnica para banheiro, café e bolo num hotel de ski que era bem bonitinho e ficava em frente ao maravilhoso lago.


Mais trolls, muito simpáticos


A paisagem é mesmo de cair o queixo, muito linda mesmo!





Mais uma parada técnica antes do almoço no pitoresco Hjelle Hotel.






E agora paramos para almoçar, no Hotel Viderseter. Pra variar comemos salmão com batatas mais uma vez...Depois do almoço passamos pelo trecho mais lindo do passeio, vou mostrar para vocês no próximo post.






Um comentário:

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!