quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Grand Palace

Um dos mais belos exemplos de arquitetura siamesa antiga, o conjunto que incorpora alguns palácios e pavilhões usados em diferentes ocasiões. O complexo cobre uma área de 218.000 m2 e é cercado por muros que têm um perímetro de 1900 metros.
O antigo Palácio Real de Bangkok é uma mistura intrigante de arquitetura italiana da renascença e telhados tailandeses. Sua construção teve início em 1782 pelo rei Rama I e foi sendo acabado pelos seus sucessores. No palácio vimos a sala do trono, a sala de coroação, o palácio de recepções e o palácio de funerais.
O templo do Buddha de esmeralda (que na verdade é de jade) é um dos mais visitados e venerados da Tailândia. Foi construído no século XVIII  pelo rei Rama I. Na verdade o Buddha fica longe no alto e mal dá para ver com detalhes. Ele simboliza independência, força e sorte do país. As paredes do interior do templo tem lindos afrescos com cenas da vida de Budddha.
Uma dica importante é que eles não deixam entrar de shorts e nem de decotes ou regatas nos templos. Imagine só o calor que fazia de 41 graus e eu de calça...
Ah outra coisa, nas milhas leituras sobre a Tailândia, vi que o filme Ana e o Rei (filme ótimo sobre uma parte da história do reinado com a Joodie Foster) é banido na Tailândia, eles não gostam da posição na qual o rei foi retratado no filme, então nem pergunte nada..eles respeitam muito a família real e seria uma ofensa!







O conjunto está em constante processo de restauração. Aqui um exemplo da aplicação de ouro nas estátuas.

Os elefantes do terraço superior representam os famosos elefantes brancos (ou albinos) adquiridos durante vários reinados na Tailândia. Os elefantes brancos são considerados muito especiais pois na Tailândia acredita-se que eles tragam sorte. Próximo aos elefantes encontra-se também uma miniatura do Angkor-Wat, construído por ordem do Rei Rama IV.



Ao norte da residência real fica o monastério real do Buda de esmeralda, um dos locais mais venerados na Tailândia. A imagem sagrada fica vestida com a "roupa da estação", ou seja a estátua tem uma roupa para o verão, uma para o inverno e outra para estação chuvosa. As trocas são realizadas durante uma cerimônia presidida pelo Rei. A estátua foi descoberta em 1434 em Chiang Rai e como no caso do Buda de 5 toneladas de ouro, também estava coberta por gesso. O ábade achou que era de esmeralda, por isso ela é chamada de Buda de esmeralda, mesmo sendo de jade.
Chakri Maha Prasat - construído pelo Rei Rama V ficou pronto em 1882, mesmo ano da celebração de 100 anos de Bangkok. Apenas as áreas de recepção são usadas atualmente. O conjunto consiste em uma sala central do trono e duas asas. A sala central do trono atualmente serve para recepção de embaixadores, banquetes para chefes de estato, etc. Suas paredes são decoradas com telas que retratam recepções diplomáticas do passado, com Napoleão III em Fontainebleau, Rainha Vitória no Palácio de Buckingham, com Luís XIV na galeria de espelhos em Versalhes.
Nossos passeios em Bangkok foram feitos com guia e motorista contratados da agência World Travel Service. Contratamos via concierge do hotel, porém se contratar direto deve sair mais em conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!