sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

City tour por Saigon

Catedral de Notre Dame do final do século XIX (época do Império Francês que deixou muitos cristãos na região). Foi construída com pedras locais e telhas trazidas da França. Sua conclusão foi em 1880 e nessa época era o edifício mais alto da cidade. É revestida em cerâmica que parece tijolo, trazida de Marselha. Seus vitrais de Chartres foram destruídos na Segunda Guerra Mundial.
Na pracinha em frente a igreja há uma imagem de Nossa Senhora trazida de Roma chamada de Santa Maria Rainha da Paz. Os edifícios da época francesa são muito populares para fundos de fotografias como as de casamento abaixo.

Acima o edifício do Comitê do Povo, foi concluído em 1908 e era o antigo Hôtel de Ville, ou "gabinete do prefeito". Em 1945 milhares de pessoas se reuniram em sua frente para criar o Comitê Administrativo Provisório do Vietnã do Sul. Ainda é ocupado pelo governo e é fechado para visitação. Na praça em frente fica uma estátua de Ho Chi Minh com uma criança no colo.


O Correio Central foi projetado por Gustave Eiffel, sim ele mesmo, o mesmo que projetou a Torre Eiffel em Paris. É um dos edifícios mais bonitos da cidade e lembra uma estação de trem. No centro no alto fica o retrato de Ho Chi Minh.

Acima uma foto da área externa do Museu dos Vestígios da Guerra (War Remnants Museum), que anteriormente era conhecido como  Museu dos Crimes de Guerra. Fica num edifício que era do antigo Serviço de Informações dos EUA. Aqui você poderá ver muitas fotos e registros das atrocidades que foram cometidas pelos chineses, franceses e americanos durante a guerra. A parte mais chocante do museu para mim foram as fotos das vítimas e descendentes das vítimas do "agente laranja", um desfolhante que os americanos jogaram para achar os vietnamitas no meio da mata. São fotos de dar um nó na garganta, muitas deformações, tumores etc..O guia não entrou conosco no museu, pois disse que cada pessoa demora um tempo diferente das outras para ver o museu, já que muitas pessoas saem das salas pois não aguentam ver cenas tão pesadas e outras querem ver tudo.
Acima o Pagode do Imperador de Jade ou Rei dos Céus (Vinh Nghiem Pagoda), templo taoista. Concluído em 1909 pela comunidade cantonesa. Telhados muito bonitos e muitos detalhes na área externa, como os cães do fô abaixo. Confesso que dentro do templo senti uma certa aflição, pois era escuro com muitos incensos acesos e muitas oferendas de comida, não sei não estou acostumada. Acima o santuário das tartarugas consideradas símbolo de boa sorte e fortuna no Vietnã.

E abaixo uma barraquinha de rua vendendo umas aves...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!