quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Palácio da Reunificação

É interessante antes de ir ao Vietnã, conhecer um pouco da sua história, para entender como foram as guerras, e como houve a reunificação do país.
Palácio da Reunificação, anteriormente conhecido como Palácio da Independência foi construído no local do antigo Palácio Norodom (foto abaixo),  e é um marco na cidade, um importante símbolo da política do país, pois participou em todos os momentos da história do Vietnã.
No século XIX quando era chamado de Palácio Norodom era a residência do governador geral francês. Depois quando foi ocupado pelo presidente do Vietnã do Sul Ngo Dinh Diem e tornou-se Palácio Presidencial.
Em 1962 o palácio foi praticamente todo destruído pelo bombardeio em uma tentativa de assassinato de Diem, que sobreviveu e mandou que fosse reconstruído, porém morreu antes da conclusão das obras.
O presidente Van Thieu utilizava o palácio para recepções e foi do telhado do edifício que embarcou num helicóptero e fugiu quando as tropas do norte chegaram em Saigon.
Em 1975 quando o sul se rendeu ao norte tanques do norte invadiram os portões do palácio e esse momento foi registrado numa foto que ficou famosa*.
Acima o palácio como era na época da invasão francesa e antes de ser bombardeado. Eu pessoalmente achava mais bonito que o atual da foto abaixo. Foto retirada do site do palácio.





Um dos tanques que invadiram o palácio no dia da reunificação está exposto no jardim.
Antigo bunker e centro de operações militares com seus transmissores de rádio localizado no subsolo do edifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!