terça-feira, 19 de março de 2013

Angkor Thom - Templo Bayon

Datado do século XII, templo de Bayon é um dos espetaculares templos da cidade antiga de Angkor Thom. O complexo está localizado a norte do famoso Angkor Wat.
Construída por volta de 1190 d.C. pelo rei Jayavarman VII, Bayon é um templo budista, mas incorpora elementos de cosmologia hindu.
A cidade de Angkor Thom foi construída como um quadrado. Em pé no centro exato da cidade murada, templo de Bayon representa a interseção do céu e da terra.
Bayon é conhecido por seus rostos de pedra enormes de bodhisattva Avalokiteshvara, virados para fora vigiando cada ponto da bússola. A curiosa imagem sorrindo, considerada por muitos como um retrato de Jayavarman, foi apelidada por alguns de "Mona Lisa do sudeste da Ásia". Há 51 torres menores em torno de Bayon, cada uma com quatro faces. Duas longas paredes que o cercam ostentam uma extraordinária coleção de baixos-relevos cenas de eventos lendários e históricos. Ao todo, são são total de mais de 11.000 figuras esculpidas mais de 1,2 quilômetros de parede. Eles foram provavelmente originalmente pintados e dourados, mas isso sumiu faz muito tempo. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!