segunda-feira, 25 de março de 2013

Dança Kmer

Na nossa última noite em Siem Reap vimos um show de dança khmer no restaurante do hotel. Achei bem interessante e lembrava um pouco o show que vimos em Bangkok.
A dança clássica do Camboja vem do poema épico Ramayana. No Camboja, a história tem sido interpretada com música e dança  pelo Royal Ballet desde o século XVIII. O épico é conhecido nas aldeias, onde é traduzido por via oral ou dramatizado no teatro popular com uso de fantoches. O balé é tradicionalmente uma arte cortesã realizada no palácio ou para festivais. A música do balé é realizada pela orquestra Pinpeat, que é composta de xilofones, metalofones tradicionais, gongos e tambores. A dança deriva da dança indiana cujas origens chegam até as Apsaras da mitologia hindu, ninfas celestes que nasceram para dançar para os deuses.
Na dança clássica cambojana, as mulheres usam vestidos brilhantes e coloridos com cabeças elaboradas, executam movimentos lentos e graciosos acompanhados por um conjunto de percussão"Pinpeat". As estimativas são de que houveram 3.000 bailarinas Apsara na corte do século XII de rei Jayavarman VII. Por séculos a dança Khmer influenciou o balé clássico de países vizinhos, e algumas de suas posturas e movimentos são semelhantes a outras formas de dança do sudeste asiático. Vejam algumas fotos:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!