terça-feira, 5 de março de 2013

Laos

Chegamos a Luang Prabang no Laos. ...aqui bem mais quente que em Hanói no Vietnã.
Situada na confluência de dois rios, o Nam Khan e o Mekong. Com sua combinação encantadora de casas de madeira do Laos e da arquitetura colonial européia, é fácil descobrir por que a UNESCO declarou Patrimônio Mundial da Humanidade em 1995.
Espectaculares templos de ouro entre cafés e restaurantes. Aqui você pode passar uma manhã através dos mercados que oferecem de tudo, desde especiarias picantes ao artesanato das tribos étnicas e roupas de seda requintadas. Desfrutar de uma Lao beer nas margens do Mekong.
Luang Prabang foi a capital do Reino Lan Xang até 1545, quando o rei Phothisarat mudou a sede administrativa para Vientiane. A cidade de Luang Prabang deve seu nome atual para o Bang Pha, uma reverenciada imagem de Buda (que agora está no Museu do Palácio Real), e que foi trazida para a cidade no início de 1500.
No final do século XVI Luang Prabang tornou-se fraca militarmente. Em 1887 o Protetorado francês tomou lugar e sua influência levou à construção das moradias coloniais que ficam lado a lado e harmoniosamente  bem com a arquitetura Lao tradicional.
A cidade entrou em declínio na segunda metade do século XX, após a retirada dos franceses relutantes, e a revolução de 1975, que resultou na independência Laos declarando como a República Democrática Popular do Laos.
Em 1989 Laos abriu suas portas para o turismo estimular o crescimento econômico e uma revitalização de Luang Prabang. Casas de madeira tradicionais e os casarões coloniais foram restaurados à sua antiga beleza e transformados charmosas hospedarias, hotéis e restaurantes para atender o turismo crescente. Em 1995, a cidade foi colocada na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.
O clima aqui é muito louco. De manhã é frio e névoa e o sol só aparece depois das 10 da manhã. Aí esquenta bem. A noite friozinho mais uma vez (isso foi em janeiro). Gostei da vibe do Laos. Me lembrou muito a Macchu Picchu, muitos mochileiros, muitos restaurantes e pousadas, para todos os gostos. Ah claro artesanato também! Bom nos próximos posts vocês vão poder ver melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!