sábado, 25 de julho de 2015

Passeio pelas galerias no Chelsea

O post de hoje vai juntar duas viagens à NY, uma continuação desta que vocês acompanham em março de 2014 e outra em novembro do mesmo ano, pois faz tanto tempo que não posto que consegui a façanha de acumular dois passeios para o mesmo lugar sem post! Voilá:
Começamos o dia nas galerias do Chelsea, um programa muito legal de se fazer em Nova York para quem gosta de arte. A maioria das galerias estão no quadrilátero das ruas 30 e 19 e entre as ruas 10 e a 11. O gostoso é ir andando por lá, entrando nas galerias, sem tempo marcado e nem destino certo e também sem dar muita bola para as meninas com ar blasé atrás dos computadores...a não ser que você queira adquirir alguma obra...
Outra opção é entrar no site Chelsea Gallery Map para ver as exposições e galerias que estão rolando no momento e também seus endereços para não perder nenhuma super exposição como a que vi do Picasso na Gagosian do Chelsea no final do ano passado (2014) . Agora se você quer otimizar seu tempo eu indico um o Artsy Tour com a Gisela Gueiros do blog Taxi Amarelo. São apenas algumas horinhas de caminhada rápida pelo bairro, onde ela leva um pequeno grupo  nas galerias que estão tendo expos  mais legais e fala sobre os artistas e obras de um jeito objetivo e fácil de entender, mesmo para os não iniciados.
Abaixo um pouquinho do que vi por lá em março e em novembro de 2014 com meu grupo do museu; não tirei muitas fotos mas aí vão as poucas que fiz por lá:
Começamos aleatoriamente pela galeria C24, onde para nossa surpresa vimos algumas obras da série "Gaze" que gostamos muito do artista turco Irfan Önürmen. São espécie de tule sobrepostos e as dimensões são grandes, essa por exemplo tem 1.42m x1.98m.


Abaixo as instalações esculturais de luzes do artista Jim Campbell que gostei muito. Estavam expostas na Galeria Bryce Wolkowitz (505 W 24th St).






Abaixo obras da artista coreana Ran Hwang. A primeira vez que vi seu trabalho foi numa foto do site Artsy, e pirei, amei muito. Aí quando fui para NY em março de 2014 calhou da galeria que a representa por lá (Leila Heller Gallery) estar mostrando seu trabalho. Nossa esse painel todinho de paetês e alfinetes com projeção de aranhas era mesmo de cair o queixo! Vale a pena entrar no link dela para ver mais obras. A Leila Heller é uma galeria bem legal e ano passado abriu outra unidade no Upper East Side.


Fomos também nas grandes como a Gagosian, David Zwirner e a Pace onde para a histeria da mulherada encontramos Leonardo Di Caprio e Tobey Maguire (aquele que fez Homem Aranha e que era o primo de Daisy em O Grande Gatsby)
Em novembro eu e meu marido fizemos o Artsy Tour da Gisela Gueiros, foi uma ótima coincidência pois eu estava vindo de uma viagem com foco em arquitetura e aqui ela arrematou com um pouco da nova arquitetura de Nova York. Esse edifício abaixo foi projetado por Frank Gehry (o mesmo arquiteto do Gugenheim Bilbao)
 e esse que pertence a galeria David Zwirner pela aquiteta "do momento" Anabelle Selldorf
 Fomos também a Galeria Petzel onde vimos o trabalho do artista John Steazaker e a Galeria Jack Shainman onde vimos os trabalhos das fotos abaixo do artista nativo de Gana, El Anatsui e à Gagosian onde vimos a expo  Picasso & the Camera. Nessa última era proibido fotografar...pena, pois estava mara!




 Abaixo a Printed Matter, livraria fundada pelo top artista Sol Le Witt no final dos anos 70

 Por fim subimos no High Line onde ela nos explicou um pouco sobre o projeto de paisagismo de Piet Oudolf  (vale entrar no site dele, pois ele tem trabalhos incríveis) e o tour terminou na frente do mural de Alex Katz e ao lado do novo Whitney Museum. As árvores estavam lindas com folhas avermelhadas de outono, essas foram as maiores obras de arte do dia!



Além dos links acima a Gisela Gueiros também nos passou estes:
Para quem quiser ver o documentário do High Line, segue o link: http://www.checkerboardfilms.org/films/show/n/DSR
Aqui o site que fala de todos os prédios em volta do High Line:
http://www.livinthehighline.com/buildings
Sobre o trabalho de Joseph Beuys na rua 22
http://www.diaart.org/sites/main/7000oaks



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui que o mais breve possível eu responderei com prazer!